Desmame sem traumas

 

DesmameAconteceu!

No domingo 10 Mar 2013 (1 ano e 4 meses), foi o último dia que meu véinho mamou… 😦

Após o retorno do Sul, com 1 ano e 15 dias, comecei o desmame. Isso porque o peito para ele era mais bico (chupeta), cheirinho, colinho, tudo, menos fome. O Thomas felizmente aceitou bem todas as frutas (incluindo as azedinhas) e a comida, aí vai da carne de fígado, vermelha, peixe, frango, as verduras, legumes, enfim, meu gurizinho é bom de garfo.

Voltando, introduzi o leite na volta da viagem, primeiro com leite de soja, que ele rejeitou, depois com ninho. Tudo orientado pelo pediatra.

Por uma semana enganamos ele adoçando 4 bolachinhas (biscoito) de maisena,  depois coávamos.  Conforme ele foi aceitando, fomos retirando uma a uma as bolachinhas até ficar só com leite.

Aí foram aproximadamente 40 dias (1 ano 2 meses) de mamadeira e peito. No mês seguinte (1 ano 3 meses) o peito ficou só para hora do soninho, a tarde, a noite e a madrugada. Ah… e quando ele caía, claro! O golinho para passar a dor!

E por fim (1 ano e 4 meses), o peito estava uma vez por dia, mais para me cheirar, do que mamar e, bastava oferecer uma fruta ou mamadeirra, enfim, qualquer coisa que ele trocava o peito. Então, fui enrolando ele até que no domingo ele caiu no shopping, se machucou pela primeira vez, cortando o lábio, eu dei o peito no hora, e em seguida ele já estava correndo de novo.

Desse em dia em diante meu picorrucho tá só na mamadeira, são 3 a 5 por dia. Uma pela manhã ao acordar, antes do soninho da tarde (isso quando ele não sai dormindo do banho), na hora do café do papai e da mamãe (18h) e a noite antes de dormir (23h). Tem ainda o mama da madrugada que também é eventual.

Parece muito, mas eu estou fazendo o possível e impossível para que o Thomas vivencie todas as fases sem traumas. Graças a Deus o desmame foi sem choro, sem dor… a mamãe é que morri de vontade de amamentar, mas é lógico que me contenho. E o mais interessante, junto com desmame o Thomas criou o hábito de colocar a mãozinha no peito sinalizando o sono e, também de dormir bem abraçado e me cheirando, fazendo carinho no meu rosto… é algo inexplicável. Bom demais!

9 pensamentos sobre “Desmame sem traumas

  1. Que lindooo S2 Aiii menina, qdo chegar a hora eu acho que vai ser mais difícil para a mamãe aqui desmamar rs. Mais ameiii a sua dica! BJkas

  2. Reli novamente o post amiga! Vou seguir a dica das bolachinhas também! Mais uma vez obrigada por tudooo! Bjs S2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s