Existe uma idade certa para a criança começar a falar?

bebefalando3

Considerando que uma criança de 1 ano e meio já possui uma linguagem que lhe permite comunicar-se, devemos ficar atento quando uma criança de 2 anos, 2 anos e meio, não fala. Nesta idade elas já organizam as palavras. Neste caso é necessário a avaliação do pediatra a respeito para diagnosticar a necessidade ou não de um especialista.

Existem  fatores psicológicos que podem ocasionar atraso na fala, como por exemplo:

– a super exigência da mãe;

– a falta de estímulos;

– situações traumáticas;

– nascimento de um irmão;

– separação dos pais etc.

Não existe forma mágica para fazer a criança falar, pois a criança aprende reproduzindo o que ouve das pessoas que a cercam. Cada criança é um ser especial com suas habilidades, muitas vezes a própria criança determina a necessidade de falar ou não. Se a criança consegue se fazer entender e socializa-se com as outras crianças com facilidade sem usar a fala, isso pode ser tornar um fator do atraso.

Cuidados importantes ao falar com a criança:

– falar claro, não existe uma língua para crianças e outra para adultos;

– mostrar os objeto dando nome e para que serve;

– não falar na 3ª pessoa, por exemplo, dizer “me dá um beijo ?”, e não “dá um beijo na mamãe “;

– aceitar os gestos e mímicas como formas de expressão, não exigindo só a palavra;

– agir com naturalidade a cada descoberta, não exigindo que a criança repita o que aprendeu para mostrar aos outros;

– não cansar a criança, as vezes ela não está a fim de falar, preferindo ficar sozinha (brincando,assistindo desenho…) em silêncio;

– não corrigir a criança quando ela falar errado, apenas repita sem alarme o modo correto e pausado;

– não interromper a criança quando ela estiver falando, somente ouça mesmo que ela fale errado, não esqueça que a criança constrói a sua linguagem, não coloque palavras na sua boca.

“A criança é uma estrelinha no nosso universo”.

Até o próximo mês!!!

Viglaides de Fátima Brião

8 pensamentos sobre “Existe uma idade certa para a criança começar a falar?

  1. Gostei das dicas… Muiiito bom saber disso! Bjs na mãe e na filha s2

  2. Esperando novos posts… Um final de semana abençoado pra vcs! Bjs

  3. Meu neto de 3 anos ainda não fala. Ele é inteligente, mas estão fazendo testes, porque não acompanha o desenvolvimento de outras crianças da mesma faixa etária. No dia a dia, ele cresceu escutando uns 3 idiomas e com menos de 2 anos, enfrentou a separação do pai, por motivo de doença ( o pai ficou internado num hospital por muitos meses). Eles eram muito ligados e pra visitá-lo no hospital, ele ainda tinha que vestir roupas de “isolamento”. Foram 5 meses de visitas ao hospital, embora já sem as roupas de isolamento, pois já haviam descoberto o problema. Falavam frases inteiras pra ele e tudo que ele queria estava ao alcance da mão, ou num gesto, já estava à mão, PERGUNTA: Com toda esta história (e muito mais, pois não dá pra narrar tudo), não seria “normal” o atraso na linguagem? Ele é saudável , muito forte e muito grande para a idade dele. Atualmente, por orientação de profissionais, só falam em inglês com ele. Mesmo assim, percebo que falam longas frases. Ele entende tudo, mas fica nervoso quando quer algo e ninguém o entende. Em casa, é carinhoso e meigo. Na escolinha, disputa brinquedos e estão achando que “não é normal”.Outro detalhe: quando bebe recém-nascido, cortaram o freio lingual. (não sei se é assim que se diz).
    OBS: ele nasceu e mora no Canadá.
    Aguardo resposta e desde já, muito obrigada.
    Fátima (avó no Brasil)

  4. Renata disse:

    Olá Fátima!
    Primeiramente, entendo sua ansiedade, não és a única, assim como seu neto não é a única criança de 3 anos com atraso na fala. Fique tranquila! Diariamente recebo relatos, pessoalmente e pela internet de crianças, normalmente meninos, com 3 anos que ainda não falam. Existindo casos de 3,5 anos e 4 anos.
    Bom, respondendo sua pergunta, depois de conversar com a Viglaides (quem escreveu o artigo), concordamos com você, que o atraso existe e que diante dos fatos expostos, sim é normal. No entanto, somente um psicologo poderia avaliar a causa e aí encaminha-lo para outro especialista ou simplesmente, orientar os pais como auxilia-lo nesse despertar. Acreditamos que provavelmente os vários idiomas somados ao trauma da separação do pai podem ter ocasionado o atraso da fala.
    Com relação ao comportamento na escolinha é perfeitamente normal. Tanto a troca como a posse fazem parte dessa idade.
    O fato de ter acesso rápido e fácil ao que deseja faz com que fiquem preguiçosos (é o caso do meu bebê). Já a reação ao ser contrariado varia muito de uma criança para outra, alguns choram, outros se agitam, enfim… são diversas as reações ao receberem o “não”.
    E, as frases longas devem existir, mas para auxilia-lo seria interessante ser bastante objetivo. Exemplo: Vamos almoçar? Tá na hora da fruta.
    Quer água?
    Evite os diminutivos e detalhes, exemplo: Vamos tomar leitinho com pãozinho agora?
    Olha o cachorrinho, gatinho, coelhinho…
    Não é eliminar o diminutivo e sim evitar usá-lo sempre. Essa foi a dica que recebi de uma fonoaudióloga.
    E por fim, tenho vários relatos, muitas ideias e experiências (meu bebê de 2 anos e 4 meses, também está com atraso na fala) se quiser trocar.
    Me segui aqui no blog
    ou curti minha página (https://www.facebook.com/MamaeMulher)
    ou me segui no facebook (https://www.facebook.com/renata.b.maragno)

    Não deixa de me dar notícias do seu picorrucho!
    Uma excelente semana pra ti!
    Abraços!

  5. Obrigada, Renata. Sua resposta foi muito boa pra mim. Acho então,que devemos dar um pouco de tempo ao tempo pra ver se ele se desenvolve na fala, não é?. Como ele já está tendo acompanhamento profissional, vamos aguardar, Um dia, enviarei mais notícias dele.
    Mais uma vez, obrigada.
    Fatima (a avó)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s